Mochilão

Aquele antes de partir

Um dia Montenegro foi uma cidade grande. Andei por lá encantada pelas ruas, fascinada com cada nova aventura, quis conhecer todas as pessoas. Sentia-me pequenina perto de tudo o que a cidade tinha a oferecer. Fiz planos, amigos, histórias. Inventei, me surpreendi e me apaixonei. Explorei. Desbravei. Descobri. Até que comecei a não entender o que fazia a cidade diminuir. Aos poucos percebi que ela ficou pequena para o tamanho da minha ânsia de conhecer. A ideia de abandonar o lar, o “porto seguro”, não foi nada fácil. Mas, enfim, me mudei pra Porto Alegre.

Meu lugar preferido de Montenegro: o cais do porto da cidade. Foto: Júlia da Motta.

Os meus sonhos cresceram com o tamanho da cidade para a qual me mudei. O mundo novo que se abriu me proporcionou uma turbulência de novas experiências. Novos lugares, amigos para somar aos antigos, infinitas histórias. Fui novamente pequena dentre tantos prédios, me perdi entre um mar de gente. Fui apaixonada por cada novo ponto visitado. Vivi dentro de cada oportunidade que se apresentou. Até que a cidade também começou a encolher. Dessa vez demorei mais tempo para entender o que estava acontecendo. Foi muito mais difícil decidir mudar.

Meu canto preferido de Porto Alegre: Praça da Matriz, cercada por prédios como o Theatro São Pedro, a Catedral, o Palácio da Justiça, a Assembleia Legislativa e o Palácio Piratini. Foto: Rafaela Ely/Me leva embora estrada afora.

Vacilei tantas vezes antes de tomar uma decisão. Perdi as contas de quantas vezes mudei de ideia. Nunca é fácil partir. Não facilita ter passado por uma perda recententemente, terminando a faculdade com propostas de emprego quando a situação não está propícia. O que me fez decidir, então? Autoconhecimento.
O primeiro destino é o Chuí. E não vou partir sozinha, acho que isso colaborou na minha decisão final. Vamos explorar o Uruguai antes de seguir para a Argentina. Depois…quem sabe? Chile e Peru, talvez. Pela primeira vez na vida não tenho um planejamento traçado sobre tudo o que pretendo para o futuro. Posso ficar fora por um dia, um mês, um ano. Não estou me prendendo nisso, e me sinto ao mesmo tempo leve e preocupada.
Viajar sem rumo, sem metas, com o único objetivo de me conhecer novamente. Ancorada, numa vida segura, andei perdida em mim mesma por tempo demais. Talvez seja preciso me perder por ai para voltar a me encontrar.

10 comentários em “Aquele antes de partir

  1. Que lindo isso juju, vc é essa pessoa íntensa e maravilhosa. Se joga de cabeça, se invente, reinvente, mude tudo,nada, mas viva sempre com esse sorriso. Muita luz na sua vida!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aline, meu amor!!! Obrigada pelo apoio, linda! Mesmo. Vou de cabeça e espero trazer ainda mais histórias pra contar. Super beijo e sdds ❤

      Curtir

  2. Querida Júlia…
    Te vejo bem assim como foi descrito…desbravadora!!
    Desbravadora da vida…e tudo que a compõe .
    Vá querida…em frente,sempre!
    És cheia de garra….graça …és bela…és amiga,companheira,és o que Deus te permitir.
    Nossaaaaa…poderia citar aqui inúmeras qualidades,entre as mesmas,te dizer o quanto estou orgulhosa de você.
    Desejo-te toda a sorte e que sempre a alegria te acompanhe .
    Beijos minha guerreira!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Profe querida! Não sabes o quão importante é pra mim ler isso. Obrigada pelas palavras, pelo apoio e pelo carinho de sempre. Sorte a minha ter encontrado pelo caminho uma mestra cheia de luz assim ❤ super beijo

      Curtir

  3. Como já te falei antes, estou tomada pelo medo e pela excitação de quem quer te ver protegida, mas sabe que tu PRECISAS viver essa experiência! E sinto que vai ser tudo o que tu esperas e mais! E estarei, como sempre, torcendo, vibrando e feliz quando voltares cheia de histórias (algumas possivelmente insólitas) como é próprio de ti!! Boa sorte!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Linda! Eu não sei como agradecer tudo o que tu sempre foi pra mim. Mas tu sabe que boa parte do que eu sou hoje se deve a ti, né? Obrigada pelo apoio. Amo tu ❤

      Curtir

Deixe um comentário

